Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 O Colégio de São Mamede parcipou no Desfile de Carnaval da Batalha
23 de fevereiro de 2012

O Carnaval teve a sua origem numa festa popular anterior ao Cristianismo. Crê-se que tudo começou em Itália numa festa à qual se chamava “Saturnália”, em honra de Saturno. As figuras “carnavalescas” era em honra dos deuses greco-romanos, Baco e Mono, e estes festejos aconteciam nos meses de novembro e dezembro. A “Saturnália” tinha lugar na cidade de Roma e permitia que toda a população se misturasse, inclusive os escravos com os senhores.

Com o aparecimento e expansão do Cristianismo, surgiram os primeiros sinais de censura a esses festejos. A igreja católica conseguiu determinar que esses festejos só deveriam ser realizados antes da Quaresma. Os Italianos adotaram  então a palavra “Carnevale” – “vale tudo o que se quiser fazer…” antes da Quaresma, numa espécie de abuso de carne. A festa de Carnaval chegou a Portugal nos séculos XV e XVI, recebendo o nome de Entrudo.
Em 1882, o comércio iniciou o costume de fechar as portas na terça-feira de Carnaval para haver os desfiles nesse dia.
Cinco anos antes da implantação da República, na cidade de S. Salvador da Baía, cerca de 170 mil pessoas organizaram o seu primeiro grande Carnaval de rua.
Em Portugal, os desfiles mais famosos são os de Mealhada, Torres Vedras, Loulé, Ovar, entre outros. A sátira social e política continua a ser o instrumento privilegiado dos foliões portugueses. Mas, seja qual for o meio, o fim é comum: divertimento em grande!
Também o Colégio de São Mamede quis “divertir-se em grande” ao participar no Desfile Carnavalesco da Vila da Batalha, após o convite endereçado pela câmara municipal da Batalha ao colégio.
Assim, o grupo dinamizador desta atividade reuniu e delineou o modo de participação dos nossos alunos no evento, foi escolhido o tema “Um Pouco de História” que foi apresentado a todos os professores responsáveis pelas diferentes turmas e salas do pré-escolar. Após o conhecimento da temática do desfile as turmas/salas do pré-escolar elaboraram algumas das fantasias e adereços de acordo com o tema proposto. O grupo dinamizador da atividade planeou a ornamentação dum carro alegórico respeitando a temática do desfile e aplicando adereços realizados nas várias sessões de trabalho entretanto efetivadas.
No dia 19 de fevereiro pelas 15 horas, tudo estava preparado para a concretização da atividade, a qual foi levada a cabo num dia bastante agradável o que permitiu uma grande assistência. 
 

 




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (Colégio de S. Mamede participou no IV Concurso de Empreendedorismo das escolas do Grupo GPS)
    
© Colégio São Mamede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 244 703 815 | Fax: +351 244 703 809 | Email: geral@csmamede.pt | GPS: 39º 37' 40.00'' N 8º 42' 50.00'' W
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica