Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  

Localização da Freguesia de S. Mamede

A escola encontra-se situada na freguesia de São Mamede na extremidade do Concelho da Batalha. Trata-se de uma zona rural com uma paisagem marcada pelo contraste entre os solos férteis e dóceis do terciário e a rudeza cársica das Serras do Maciço Calcário Estremenho, onde o Homem, no esforço de obter terras aráveis, construiu um infindável mundo de pequenos muros de pedra solta, compartimentando a paisagem com grande peculiaridade. Os seus terrenos são em regra, bastante acidentados e pouco férteis. A falta de água que, ao longo dos tempos tem sido um problema, foi ao longo de séculos, armazenada em cisternas - um problema mais a acrescentar à pobreza do solo.

A freguesia de S. Mamede está situada a cerca de 15 km da sede de Concelho (Vila da Batalha) entre as freguesias do Reguengo do Fetal, no Concelho da Batalha, a Cidade de Fátima (Concelho de Ourém) e alguns lugares do Concelho de Porto de Mós. É constituída por lugares muito dispersos uns dos outros.

O Colégio de S. Mamede é uma escola que serve uma população rural marcada por um grande isolamento uma vez que se trata da freguesia mais distante da sede de concelho.

 

 

A vila da Batalha, situada na margem esquerda do rio Lena, deve a sua origem à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, erguido em memória da Batalha de Aljubarrota, de 14 de Agosto de 1385. O Mosteiro foi construído no cumprimento de voto, feito por D. João I à Virgem, de lhe dedicar um Mosteiro, se derrotasse o invasor castelhano, nessa batalha considerada decisiva para a consolidação da independência de Portugal.

 

A freguesia de S. Mamede é uma das quatro freguesias do Concelho da Batalha. A freguesia civil foi criada a 15 de Junho de 1916, por desmembramento da freguesia do Reguengo do Fetal. Depois da criação da freguesia civil, no dia 17 de Agosto de 1920, foi criada a freguesia religiosa. Esta freguesia foi a primeira paróquia criada após a Restauração da Diocese de Leiria, pelo Bispo D. José Alves Correia da Silva. O cemitério existente na Freguesia foi construído pela Confraria das Almas, antes da constituição da Paróquia.

    
© Colégio São Mamede. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 244 703 815 | Fax: +351 244 703 809 | Email: geral@csmamede.pt | GPS: 39º 37' 40.00'' N 8º 42' 50.00'' W
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica